“O Segredo é a antecipação”
Após seis meses enquanto CEO da Verlingue Portugal, Luiza Fragoso Teodoro foi entrevistada pelo ECO Seguros.
Sobre como foi a passagem de uma Seguradora para uma Corretora, Luiza Fragoso Teodoro realça as grandes diferenças, sendo a principal a proximidade com o Cliente final.
Essa proximidade com o Cliente final é bastante enriquecedora. Permite ter uma visão muito mais ampla do mercado e perceber efetivamente quais são as necessidades reais do Cliente
Luiza Fragoso Teodoro
Esta mudança permitiu a Luiza Fragoso Teodoro colocar em prática toda a consciencialização e formação didática que fazia com os mediadores e brokers. Destaca, ainda, o portfólio de produtos nacionais e internacionais a que tem acesso e que permitem construir soluções que melhor se adaptam às reais necessidades do Cliente, as soluções personalizadas.
Muitos Clientes já têm uma relação de 20 anos com a Verlingue Portugal
A procura por soluções tailor made é fulcral para o Cliente Corporate. O top 25 Clientes da Verlingue Portugal são Grupos Económicos e Clientes Individuais, que representam mais de 50% da Carteira da Corretora.
Em relação à procura por soluções diferenciadoras e inovadoras, Luiza Fragoso Teodoro afirma que:
Já estamos a fazê-lo, não só porque é uma estratégia em Portugal para os próximos anos, mas também porque temos, hoje, acesso a outros mercados por estarmos inseridos num Grupo Europeu
Vamos desenvolver a área de Vida, há uma grande oportunidade
É a aposta deste ano, apontada por Luiza Fragoso Teodoro, que há menos de um mês separou as áreas da Saúde e Vida para apostar cada vez mais neste segundo ramo. Chegada há menos de um mês, Catarina Lança, integra a equipa da Verlingue Portugal enquanto Head of Life & Personal Accidents e com o objetivo de melhorar o nível de serviço ao Cliente, em qualidade de oferta, mas também em capacidade de resposta.
Relativamente aos ramos mais ativos da Verlingue Portugal, Luiza Fragoso Teodoro reforça que é a Saúde, enquanto área de especialidade. Realça que 30% do negócio é de employee benefits, mais concretamente em Saúde.
Para além da Saúde, o ramo de Property & Accidents representa 26% do negócio e o Auto 12%.
A acrescentar ao ramo de Vida, há um reforço na área Private e uma estratégica para o desenvolvimento da Verlingue Portugal, que será Affinities.
É manter a nossa génese de proximidade na relação com esta tipologia de Cliente e tirar partido disso para os Clientes terem acesso à melhor informação e às melhores soluções que estão disponíveis no mercado, não só do ponto de vista da empresa, mas também dos seus colaboradores e dos próprios decisores
Luiza Fragoso Teodoro
Para nós é relevante a qualidade e o talento
Sublinha Luiza Fragoso Teodoro. A procura por talento é um fator determinante para colmatar a lacuna existente no mercado relativa à falta de acesso a soluções e literacia em Seguros. A par disto, é essencial conhecer as reais necessidades dos Clientes.
Isso faz-se conhecendo bem todos os detalhes da empresa em concreto, o setor de atividade em que opera não é suficiente. As empresas podem ter a mesma atividade e atuarem de formas diferentes, o que conduz a que o risco associado a cada situação seja distinto.
Luiza Fragoso Teodoro
Destaca, ainda, a importância da fase de pré-venda, uma vez que esta, exige um grande trabalho de análise, de proximidade com o Cliente, de quase absorver tudo do seu negócio.
É uma responsabilidade partilhada
Afirmou Luiza Fragoso Teodoro sobre os desafios relacionados com a sustentabilidade.
A Verlingue Portugal já submete análises de consultoria e análises de risco com sugestões relacionadas com a sustentabilidade e o ambiente.
Podemos partilhar os nossos exemplos e tentar contribuir de uma forma correta para todos nós termos o mesmo tipo de atuação ou de comportamento
A Verlingue Portugal ao dia de hoje
A Verlingue Portugal conta com todas áreas que ajudam os comerciais a identificar as melhores soluções a negociar com as seguradoras e a fazer placement:
- Crédito e Caução
- Vida
- Saúde
- Engenharia
- Consultoria
- Análise de Risco
- Sinistros
- Riscos Complexos
- Contratação Pública
- Automóvel
Sobre o ano que passou e o futuro, Luiza Fragoso Teodoro afirmou que:
2024 foi o ano zero do nosso grande plano estratégico Better Future 28. Teremos pela frente quatro anos com objetivos de crescimento acentuados, não só crescimento orgânico, mas de eventuais fusões ou aquisições